DID - Sachê de passarinho

às 11:14

Há tempos eu queria fazer um tutorial de Meia Tigela pra mostrar por aqui, mas sempre acabava deixando pra depois por falta de tempo. Dessa vez cansei de esperar pelo tempo sobrando que nunca chega e botei mãos à obra :D

Pra começar, baixe aqui o molde.


Você vai precisar de um pedacinho de tecido de aproximadamente 25cm x 10cm, um punhadinho de fibra de silicone (plumante), um pedacinho de feltro colorido para fazer as asas, 3 pedacinhos de fita de cetim, dois botões, cola pano (ou cola quente) e cola lantejoulas.


Corte duas asinhas de feltro. Posicione elas como na foto abaixo (é importante cuidar esse detalhe pra não dar erro no final do trabalho) e cole os botões. Eu uso cola para lantejoulas, que gruda muito bem o botão no feltro.



Deixe as asinhas secando e comece o passarinho. Com o tecido dobrado (coloque os lados estampados virados um para o outro e trabalhe com o lado inverso), pegue o molde do passarinho e desenhe com um traço bem fino e leve ao redor do molde. Esse traço é só pra você saber onde deve passar a costura. Vai ficar assim:



Junte as 3 fitinhas de cetim e posicione a ponta delas na "barriga" do passarinho.


Agora é a hora de ir para a máquina e começar a costurar o seu sachê. Comece a costura um pouquinho antes do local onde você alfinetou as fitinhas e costure até chegar na pontinha do molde.


Nessa etapa, você precisa levantar o tecido e afastar as fitinhas mimosas do caminho por onde você passará a costura.




Continue costurando até que sobre apenas um espaço de uns 2cm entre o começo e o final da sua costura. O seu sachê deve ficar assim:


Coloque as fitinhas pra dentro do sachê, pra evitar que elas sejam cortadas no próximo passo.


Retire os excessos de tecido e faça pequenos cortes em toda a volta do sachê (menos no espaço que ficou sem a costura!). Esse passo é importante pro seu sachê não ficar todo amassado e feio na hora de desvirar.


Desvire a peça pelo buraco que ficou aberto (mas faça isso delicadamente).


Com a ajuda de um abridor de casas, puxe o bico e o rabinho pra fora, até que fiquem assim:


A estrutura do passarinho está pronta \o/
Agora você precisa enchê-la com a fibra de silicone.

Se você quiser que seu sachê seja perfumadinho, precisa seguir a seguinte receita:

- 500g de sagu
- 150 ml de álcool de cereais
- 50 ml de essência de sua preferência
- 20 ml de fixador de essências

Coloque o sagu dentro de um pote com tampa (você vai precisar balançar bem essa mistura, então um pote com tampa de rosca é mais indicado pra evitar que se abra e espalhe sagu pela casa toda :P). Misture todos os líquidos em um potinho separado e jogue no sagu. Chacoalhe bastante, para que todos os sagus entrem em contato com o líquido. Deixe guardadinho (com o pote fechado) por uns 3 dias, pro sagu absorver um pouco dessa mistura e ficar cheirosinho.

Quando você for colocar a fibra de silicone no seu sachê, coloque uma colher de sobremesa rasa do sagu que você fez. Se achar que o cheirinho está muito fraco, pode colocar mais (eu prefiro com o cheiro suave).


Feche o seu passarinho com ponto caseado. Faça com bastante cuidado pra ficar bonitinho, pois essa costura vai aparecer.



Para fazer o olho, faça um nó na ponta da linha e passe de um lado para o outro da cabeça. Prenda a linha bem firme, para que no local dos olhos fique mais fundo que o restante da cabeça.



Agora é a hora de colar as asinhas de feltro no seu passarinho. Eu uso cola pano, mas também dá pra usar cola quente. Pra fazer os olhinhos eu coloco um pinguinho de tinta para tecido preta com alto relevo.

Pro acabamento ficar perfeito e as fitinhas de cetim não desfiarem, eu dou uma queimadinha bem leve nas pontas delas (cuidado pra não botar fogo nas fitinhas! Só de aproximar bem levemente o fogo, elas já dão uma derretidinha ).

Agora é deixar secar e seu passarinho está pronto!


Eu gosto de fazê-los bem coloridos, mas dá pra fazer do jeito que você preferir.
São ótimos pra dar como lembrancinha de maternidade, batizado e até mesmo casamento!

Nesse post dá pra ver como eles ficam bem coloridos. E aqui dá pra ver como eles ficam em cores delicadas.
 
Gostou? Se quiser mais informações, é só entrar em contato!

bjos

<3 <3 <3

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Vim te conhecer e gostei muito de tudo o que vi... Com certeza voltarei muuuuiiitas vezes, pois ADORO ARTESANATO e já estou te seguindo.
    Venha me conhecer também, e se quiser me seguir pode ficar á vontade, pois será um grande prazer ter a sua companhia.
    Beijos Márcia (Brasil – Rio de janeiro)


    http://decolherpracolher.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que tu gostou, guria :D
      já tô seguindo teu blog tb!
      bjoss

      Excluir

 
Meia Tigela © Copyright 2012
Codificado por Delikka