Alice no País dos Feltros - com molde!

às 15:02

Pessoal, depois de fazer várias Alices acabei alterando um pouco o molde e o modo de produção e estou aqui pra poder passar essas melhorias pra vocês =)

*** Atenção *** Pra quem quiser o molde da Alice maior e diagramado em folhas tamanho A4, o link é esse aqui.

Eu havia feito o upload do arquivo em tamanho errado, mas agora está ok!
=P

Primeiro, vamos ver como fica o resultado desse trabalho?
Essa Alice fica com aproximadamente 24cm de altura, mas você pode ampliar e reduzir o molde como achar melhor.


Vamos começar?

Recorte todos os pedaços de feltro (como descrito no molde). Eu costumo fazer isso desenhando com caneta o contorno do molde e recortando o suficiente pra remover o risco da caneta.

A 1ª parte que eu costumo fazer é a cabeça. Depois de cortar os pedaços de feltro necessários, eu aplico a parte da frente do cabelo com um pouquinho de cola de silicone (é só um pouquinho e quase na borda da "franja", pra que o cabelo não fique se movendo enquanto você costura), desenho os olhos e a boca com uma caneta temporária e faço o bordado com ponto atrás.

Depois é só aplicar a tiara (eu coloco um pingo de cola pra ajudar) e fazer o caseado em toda a volta dela.
Eu costuro toda a lateral da cabeça (não deixo uma parte aberta pra encher). Como no final da montagem vamos colar a peça do cabelo, faço um corte bem no meio do verso da cabeça e coloco a fibra de silicone (plumante) por ele. Isso faz com que toda a cabeça fique mais cheia, redondinha e bonita do que se deixássemos uma abertura e colocássemos o plumante por ela (claro que se você preferir fazer assim, vai dar certo da mesma maneira).

Não esqueça de costurar o buraco que você fez! Apesar dele não aparecer, o acabamento vai ficar melhor.

O cabelo é muito fácil! É só casear toda a volta do feltro e está pronto.

O corpinho é um pouco mais trabalhoso, mas nada muito complicado!

A primeira coisa que eu costumo fazer é colar com uma gotinha de cola de silicone as peças dos sapatinhos e costurar os mini botões. Depois eu alfineto as duas partes do corpo (que já vão estar com os sapatinhos posicionados) e caseio toda a volta, deixando um espaço de aproximadamente 3cm aberto onde ficaria o pescoço da Alice (é por ele que vamos colocar o plumante).

Caseie todo o corpinho e sapatos, mas não coloque o enchimento! Vamos fazer isso mais tarde ;)

Agora é hora de montar o vestidinho da Alice. Eu aplico o bolsinho usando o ponto caseado e coloco uma sianinha na barra do avental (a sianinha eu aplico com uma costura reta na máquina, mas pode ser feito manualmente). Após, eu aplico com uma gotinha de cola na parte central o pedacinho de feltro que vai simular um cinto pro avental. Não se preocupe com a gola do vestido agora, ela vai ser aplicada lá no final do trabalho.

Agora é só fazer um sanduíche com a parte de trás do vestido + corpinho já caseado no meio + parte da frente do vestido (já montada, mas sem costuras nas laterais) em cima.  É como se você estivesse vestindo o corpinho com o vestido.
Prenda com alfinetes e faça o caseado nos ombros e laterais do vestido (eu não faço o caseado nas barras). Não esqueçam de manter a abertura na parte do pescoço!

Pra finalizar a parte do caseado é só encher o corpo com a fibra de silicone e fechar a abertura que deixamos.

Pra fazer o lacinho vocês podem dar uma olhadinha nesse tutorial. É mto simples e fica bem fofo =)

Agora é só montar a Alice.
Eu costumo prender as peças (corpo, cabeça, gola do vestido e cabelo) com cola quente, mas acredito que também vá dar certo com cola de silicone (só vai demorar bem mais pra secar). Cuidado pra não sujar todo o seu trabalho com cola.

Pra dar mais um charminho eu gosto de aplicar brinquinhos de pérola e um pouquinho de blush no rosto.

Conseguiram entender direitinho? Nas fotos dá pra perceber bem onde faço a costura e onde aplico os elementos só com cola.

Antes de terminar o post, não tenho como não falar do trabalho da Érica Catarina. Me inspirei MUITO no trabalho dela pra fazer essa Alice e seria muita cara de pau minha não dar os créditos que ela merece.
Aliás, ela oferece no blog dela um monte de dicas, apostilas e até mesmo vídeos ótimos pra quem quer aprender a trabalhar com feltro =)

Me mandem fotos das Alices de vocês também. Vou adorar!
E aqui um exemplo de peça que vocês podem fazer com essa Alice =)

Eu costumo usar esse molde pra fazer enfeites de porta de maternidade como esse aqui:


Mas tenho certeza que vocês vão abusar da criatividade pra criar muitas outras utilidades pra ela!

Bjos e espero que vocês tenham gostado.

37 comentários:

  1. Linda demais!! Muito obrigada pelo carinho e atenção em compartilhar tanta belezura!!!

    ResponderExcluir
  2. Maravilhoso seu trabalho, mas estou precisando aprender a fazer roupas de cachorrinhos macho, se vc tiver será que poderia me enviar? e onde encontro seus moldes? preciso trabalhar, tenho que fazer artesanato, pois sou portadora de artrite psoriasica e reumatoide isso me ajuda como fisioterapia muito obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi!
      Infelizmente não trabalho com esse tipo de peça =/
      Os moldes e PAP que consigo fazer eu divulgo aqui no blog mesmo, mas são poucos.
      Tenho certeza que na internet tu vai encontrar muitos moldes e tutoriais pra poder trabalhar em casa!

      bjos e bom trabalho =)

      Excluir
  3. Achei lindo, mas não consegui baixar o molde... Como faço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É só clicar na caixa azul onde diz "Click here to start download from sendspace".

      =)

      Excluir
    2. nao achei essa caixa azul ???

      Excluir
  4. Obrigada... achei lindo seu trabalho, parabéns.

    ResponderExcluir
  5. Olá Fernanda, excelente trabalho e acima de tudo mto mto mto obrigada por compartilhar o molde pois é dificil encontrar moldes gratuitos de bonecas =)

    ResponderExcluir
  6. Lindo trabalho! Porém não consegui baixar o molde pois aparece mensagem dizendo que a página não existe! Tens como enviar para meu e-mail? renataprochnow@hotmail.com.
    Minha sobrinha se chamará Alice e usaremos Alice no País das Maravilhas como tema do chá de fralda e decoração do quartinho! Obrigada!!

    ResponderExcluir
  7. Passando para deixar o meu sentimento de gratidão por dividir esse trabalho impecável! Obrigada!!!! Estou produzindo uma, assim que tiver pronta te mando uma foto dela. VocÊ disse que não poderia passar o PAP, mas pra quê PAP, com uma explicação maravilhosa dessas?! Querida muito sucesso, paz e prosperidade para você sempre!!!!! Beijos!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Muito obrigada por compartilhar! A bonequinha é linda! Seu trabalho é perfeito! Também irei fazer uma, e assim que estiver pronta te mando foto.
    Só me ficou uma dúvida, eu salvei o molde, e imprimi, na folha a4, a boneca fica com 11,5 cm. Como faço para ampliar esse molde, para que a boneca fique maior?
    Obrigada <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Daniela!

      você pode mandar a sua impressora imprimir em duas vezes e unir as folhas ou ir em uma gráfica e pedir pra eles imprimirem ampliado no tamanho que tu achar melhor =)

      mas vou ver se sobra um tempinho e diagramo em folhas A4 pra vocês =)

      Excluir
    2. Oi (de novo ;D)!
      já fiz a opção em A4 e coloquei o link no post (logo abaixo do link original).

      bjoss e boas costuras!
      =**

      Excluir
    3. Oi Fernanda!
      Você é um anjo! Muito obrigada primeiramente por disponibilizar o molde, e por gastar parte do seu tempo para diagramar o molde! Eu acabei de ver aqui. Muito obrigada mesmo!
      Estou fazendo um quadro, e vou usar seu molde nele. Com certeza irei colocar os devidos créditos.
      Tenho uma pagina no facebook, e também lojinha no Elo7, se puder dá uma olhadinha lá depois, vou adorar!
      Segue o link da minha pagina no face,
      https://www.facebook.com/MeninaBonita.Menina?ref=hl
      Muito sucesso pra vc!
      Bjss

      Excluir
    4. Teu trabalho é lindo <3
      parabéns!!!

      =D

      bjossssss

      Excluir
  9. OLá boa tarde amei seu post, como faço para ampliar esta alice para uns 45 cm? poderia me dar uma dica? bypritecidos@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      você vai ter que levar o arquivo para uma gráfica e pedir pra eles imprimirem em tamanho A3 (isso vai dobrar o tamanho do arquivo, mas não vai chegar a 45cm).
      bjosss

      Excluir
  10. Obrigada por dividir com a gente querida,muito sucesso pra você.

    ResponderExcluir
  11. Olá! Preciso fazer uma Alice para uma cliente e foi tuuudo de bom achar esse seu blog com o molde e uma explicação muito legal da montagem. Muito obrigada por compartilhar com a gente!!! Bjos.

    ResponderExcluir
  12. I have the 4 hair pieces cut out of yellow felt, but the half circle piece, I dont see it on the finished picture above. Does it go directly behind the head, between the head and large hair pieces?
    Also, which order should I sew the doll together?

    ResponderExcluir
  13. Ola, bom dia! Vc tem para disponibilizar os moldes dos demais personagens?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, Fernanda. No momento só tenho esse =/
      bjos

      Excluir
  14. Olá!

    Amei o seu trabalho, parabéns!!! Por acaso, vc tem como disponibilizar o molde dos demais personagens da turma?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, André! no momento esse é o único que estou disponibilizando.

      bjoss

      Excluir
  15. olá sabe me dizer mais ou menos quantos metros de feltro eu teria que comprar pra fazer uma boneca de 30 cm?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que com 25cm de cada cor dá tranquilamente (vai ter cores que vai precisar mais e outras menos). Mas imprime o molde, separa por cores e vê mais ou menos quanto vai de cada cor (colocando os moldes um ao lado do outro) =)

      Os feltro são vendidos com largura de 1.5m, então rende bastante!

      bjos

      Excluir
  16. Muito obrigada! Seu trabalho é lindo e delicado demais!!!
    Parabéns! E que Deus te abençoe muito!

    ResponderExcluir
  17. Obrigada! Seu trabalho é lindo demais!
    Deus te abençoe e mantenha você fazendo essas coisas lindas, que nos alegram e enfeitam!


    ResponderExcluir
  18. Thank you so much for this tutorial and pattern, I adapted it to make a beautiful finger puppet Thumbelina for my daughter. Not quite to your standard, but she's thrilled with it.

    ResponderExcluir
  19. Thank you for this pattern and tutorial, I adapted it and made a Thumbelina finger puppet for my daughter. It's a brilliant design.

    ResponderExcluir
  20. Thank you so much for this tutorial and pattern, I adapted it to make a beautiful finger puppet Thumbelina for my daughter. Not quite to your standard, but she's thrilled with it.

    ResponderExcluir
  21. Estou muito feliz pois eu segui o seu passo a passo e consegui fazer! Que Deus continue te capacitando e que esse seu coração bondoso em dividir com a gente essas fofurices e moldes seja cada vez mais abençoado também! Obrigada sempre

    ResponderExcluir
  22. Amei fazer essa Alice....gostaria de saber se vc tem outros personagens de história...encontrei eles podem nenhum com esse tamanho e gostaria mt de coloca-Los na mesa de festa de aniversário da minha sobrinha....obrigada!!!

    ResponderExcluir
  23. Oi... você teria o molde do Gato e do Chapeleiro?
    Gostei muito de como você ensina o passo-a-passo.
    Parabéns!

    ResponderExcluir

 
Meia Tigela © Copyright 2012
Codificado por Delikka