Dicas de lojas de moldes

às 08:20

Não foi uma, nem duas vezes, que alguém perguntou onde eu comprei/consegui o molde de alguma peça que eu costurei. Eu sempre tento responder, mas nos últimos tempos mais e mais meninas têm vindo me perguntar sobre essas lojas e como funcionam os moldes. 

Pra não ter que ficar respondendo a cada vez que chega uma perguntinha, achei mais prático fazer uma lista das lojas em que já comprei e deixar registrado por aqui (assim fica mais organizado e vocês podem consultar sempre que precisarem!).

Antes de começar, é importante dizer uma coisa: os moldes são ótimos e servem principalmente COMO BASE. Com todos eles vocês conseguem criar, mudar acabamentos, fazer detalhes (como mudar a gola, o fechamento, aplicar botões, rendinhas, etc.). Não se limitem apenas ao que o tutorial manda! Abusem da criatividade =)

Outra coisa importante: obviamente eu não comprei todos os tutoriais que essas lojas vendem, então não tenho como garantir que todos vão dar resultados impecáveis, ok?! E também não estou ganhando nada pra promover essas lojas, então não venham me cobrar se algum tutorial der errado, ok?!

=P

Como a compra é feita?
Eu sempre compro pagando com cartão de crédito nacional pelo Paypal, mas acredito que dê pra comprar diretamente com cartão de crédito internacional (sem precisar fazer cadastro no Paypal). Funciona basicamente como qualquer compra online: você escolhe o produto, faz o cadastro no Etsy, efetua o pagamento e recebe um link por e-mail pra baixar o tutorial. Além disso, fica registrado na sua conta todas as compras que você já fez e o link pra baixar novamente os arquivos.
Dá pra tirar dúvidas com todos os vendedores antes e depois da compra!
Como os pagamentos são feitos em dólar, cuidado com a cotação =P

Como são os tutoriais?
Obviamente eles mudam de loja pra loja, mas a grande maioria é em tamanho A4 ou Letter e é em .pdf. Geralmente eles têm instruções de como imprimir e montar os moldes nas impressoras caseiras.

É importante entender um pouco de inglês, pra que vocês saibam o que estão comprando (se é mesmo um tutorial, se vem com os moldes e em quais tamanhos, etc.) e pra conseguir seguir as instruções. 

Todos eles têm fotos do passo a passo e a descrição do que deve ser feito. Na maioria das vezes dá pra entender somente olhando as fotos, mas se você não entende absolutamente nada de inglês, pode ficar bem complicado =(



Agora sim, as lojas!

Puperita (a minha preferida):
https://www.etsy.com/pt/shop/PUPERITA

Tem grupo no face também, onde podem tirar dúvidas e mostrar os resultados: https://www.facebook.com/groups/PuperitaTeamwork/ 


Warm Cottage
https://www.etsy.com/pt/shop/WarmCottage


My ChildhoodTreasures

https://www.etsy.com/pt/shop/MyChildhoodTreasures


Sewing with me
https://www.etsy.com/pt/shop/sewingwithme1


Michelle Patterns

https://www.etsy.com/pt/shop/michellepatterns


Tie dye diva
https://www.etsy.com/pt/shop/tiedyediva

---

Essas são as minhas preferidas, mas se vocês procurarem no Etsy.com vocês vão encontrar MUITAS lojas especializadas em todo tipo de tutoriais!


Recebi alguns recados bem chatos pelo Facebook e acho que vale falar sobre eles aqui. Sei que 99% das meninas que ler esse post não precisaria ler isso, pq entende e respeita o trabalho de outras artesãs, mas preciso deixar registrado pra não ter que receber mensagens chatas como essas outras vezes =P

- Eu não tenho como traduzir e nem explicar os tutoriais pra vocês. Meu inglês é bem básico e eu realmente não tenho tempo pra isso. Além de costurar, sou publicitária e mal sobra tempo pra respirar. Desculpa, gurias, mas não tenho como!

- EU NÃO VOU DAR E NEM VENDER nenhum dos tutoriais que eu comprei pra vocês. Já recebi diversos pedidos pra que eu fizesse isso e não existe possibilidade disso acontecer. 
Esses moldes são feitos por pessoas que precisam pagar as suas contas, que dedicam seu tempo e seus conhecimentos pra fazê-los, então precisamos respeitar cada uma delas.

Espero que esse post seja útil pra vocês!

bjos e boas costuras \o/


ps: vocês podem deixar outras dicas de lojas nos comentários!
Todas as dicas são sempre muito bem-vindas.

=)
 

13 comentários:

  1. Obrigado Fernanda! Vc sempre correta no que faz, generosíssima pois de muito boa vontade, fez este post pra nos ajudar! Mais uma vez obrigada! Sucesso sempre pra vc! ^_^ beijos!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada mesmo por compartilhar, eu nem podia imaginar que era possível comprar moldes no Etsy! Você fez meu dia muito mais feliz, já to namorando vários lá! :)

    ResponderExcluir
  3. Adorei !
    No pinterest tem uns que são de graça��

    ResponderExcluir
  4. Adorei!
    Já amo e sigo no facebook. Agora, por aqui, também. Você é ótima! Grande abraço :)

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigada pela sua generosidade. Deus te conserve assim: Criativa, Generosa e sempre Amiga. Abraço •'-'•

    ResponderExcluir
  6. Nada de dar mesmo!!!! o Molde da Alice pra mim foi um presente neste blog! Meninas! comprem os moldes! o retorno disso e maior e ainda vc ajuda o artesao!

    ResponderExcluir
  7. Obrigada Fernanda!!!
    Só mais uma duvida, vem o molde em apenas um tamanho ou uma grade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geralmente vem em vários tamanhos, Sinara!
      mas na descrição do produto os vendedores sempre avisam em quais tamanhos aquele molde irá ser enviado.

      =)

      Excluir
  8. I am so honored that you recommended my shop! Thank you also for being the kind of person who does not share patterns, so that we pattern makers can stay in business doing what we love. I don't understand most of your blog without using Google Translate, but the beauty of the photos is universal, and lovely. Keep creating!

    ResponderExcluir
  9. Also, Tie Dye Diva patterns has a Facebook group as well, feel free to join us! https://www.facebook.com/groups/tiedyedivapatterns/

    ResponderExcluir
  10. ótimo exemplo o seu em não REvender os moldes com adaptações... o que mais tenho visto é gente pegando apostila no Etsy e "adaptando = traduzindo" para vender aqui... acho isso vergonhoso.

    Por isso que você só terá louros a colher em sua vida profissional... parabéns

    ResponderExcluir

 
Meia Tigela © Copyright 2012
Codificado por Delikka