Tutorial - Porta moedas de Meia Tigela

às 07:30

Eu fiz esse tecido com a ideia de fazer mini carteirinhas e enviar como mimo especial pras minhas clientes de Meia Tigela, mas a recepção de vocês foi tão legal lá no Instagram e no Facebook que a Ponto X Tecidos curtiu a ideia e produziu ele pra que vocês também possam costurar as suas  \o/

A estampa completa é assim e um pedaço como esse tem aproximadamente 60cm de altura (por 1,45m de largura):


As bolsinhas prontas ficam com aproximadamente 12 x 10cm e o tecido já foi criado com margem de costura!


Pra ajudar quem ainda está começando nesse mundinho da costura preparei um passo a passo bem simples. Agora é só comprar o seu tecidinho AQUI e começar a costurar!

Antes de mais nada, por que a estampa não é simétrica?
Na hora de cortar, você perceberá que o desenho não estará totalmente reto e perfeitinho e que muitas vezes não tem como fazer o porta-moedas frente e verso da mesma estampa. 

Como o tecido não é rígido, na hora de entrar na impressora pra fazer a impressão digital, ele pode deformar um pouco. Dependendo do tecido e da maneira e força com que a impressora o puxa, ele pode deformar mais ou menos. As vezes essa falta de simetria é super pequena e nem dá pra ser notada, mas em outras ela é maior e faz diferença na peça.

Essa característica não é notada nos tecidos com estampas comuns, mas em padrões com o molde já definido (como essa dos porta-moedas) dá pra perceber facilmente essa diferença.

Por isso aconselho a fazer o verso da sua peça com outro tecido que combine com a sua estampa. Assim o seu painel renderá mais e seus porta-moedas ficarão lindos do mesmo jeitinho ;)


Bora pra explicação!

1 - Corte o tecidinho usando usando o próprio desenho como guia. Eu uso a estampa somente em um dos lados e no outro uso uma estampa neutra que combine com ela (todas compradas na Ponto X Tecidos, claro ;D). Use o seu corte do porta-moedas como molde para cortar o tecido do verso.

Mas atenção! O tecido do verso precisa ser cortado ESPELHADO.
Isso significa que você precisa deixar a estampa do seu porta-moedas encostando na estampa do tecido do seu verso (direito com direito), para fazer o corte corretamente.

Não esqueça que você precisará de duas partes para o forro também (pra facilitar a minha vida, eu usei a mesma estampa para o verso e para o forro e você encontra esse petit poá lindo aqui)



2 - Aplique manta acrílica compacta nas duas partes principais (não aplique no forro). Eu uso a manta R2 de 100gr, mas use a manta da sua preferência. Separe um ziper de 15cm ou maior.


3 - Alfinete o zíper com os dentinhos e cursor virados PARA BAIXO, encontrando a sua estampa principal.


4 - Cubra com um dos pedaços do forro deixando as duas estampas viradas direito com direito. Ou seja, o verso do seu forro vai ficar virado para cima e a estampa para baixo.


5 - Passe uma costura reta usando um pé calcador para zíper. Eu gosto desse modelinho abaixo, mas existem outros! Sinta-se livre pra usar o seu preferido.



6 - Retire o excesso de manta que ficou na parte de cima da costura (esse passo é opcional).


7 - Faça exatamente o mesmo processo com as outras duas peças que ficaram sobrando. Esse será o seu resultado:


8 - Jogue o forro "pra cima" e passe um pesponto apenas no zíper e na parte com a manta, para segurar os tecidinhos que ficaram na parte de trás e dar um acabamento mais caprichado. Preste atenção das fotos abaixo!


Verso já com o pesponto (percebam que eu costurei os tecidinhos que sobraram da margem de costura, mas o forro ficou soltinho!):


 9 - Una forro com forro e tecidos exteriores. Alinhe bem o zíper e alfinete toda a volta.


 10  - Passe uma costura em toda a volta deixando um pé de máquina como margem (aproximadamente 0,5 a 0,7cm). Deixe um espaço de aproximadamente 4cm na parte do forro para desvirar a sua peça.


11 - Corte as partes arredondadas com uma tesoura de picote, cuidando para não cortar a sua costura. Caso não tenha essa tesoura, faça pequenos picotes.



12 - Desvire. Passe uma costurinha para fechar o buraco que ficou aberto.


13 - Passe com ferro para deixar sua carteirinha toda alinhadinha e pronto! \o/


Gostaram?
Estou louca pra ver muitas carteirinhas sendo feitas por aí, hein?!

Obviamente essa é só uma sugestão de uso dessa estampinha, mas tenho certeza que outros modelinhos mais criativos e lindos virão da cabeça de vocês. Eu já estou louca pra usá-lo como aplique em outras peças, o que vocês acham?

Não esqueçam de usar a hashtag #estampademeiatigela nas suas fotos lá no Instagram. Estou sempre acompanhando e AMO ver as artes de vocês por lá!

Bjosss

52 comentários:

  1. Acabei de comprar o tecido na Ponto X
    Aguardando ansiosa a chegada dele pra fazer minhas carteirinhas lindas!
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Adorei a ideia!Sempre tive paixão por essas estampas...e agora elas estão assim...Super indico! E com um passo a passo desses, ninguem tem desculpa!
    bjos e obrigada!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Ele esgotou na Ponto x, quando vcs vão fabricar mais?

    ResponderExcluir
  4. Parabéns, lindo. Não consigo comprar... Só dá esgotado.

    ResponderExcluir
  5. Que lindo!!! 20 dias :( queria já!! rsrsrs parabéns e obrigada por compartilhar! Seus paps são muito bons! Melhor que muitos vídeos que assisti por aí! Ah... eu fiz o porta celular e ficou show!

    ResponderExcluir
  6. Tentei ver no site e dá produto inexistente... mas pelo que li chegará em em 20 dias tomara que chegue quantidade suficiente para atender a todos rs Sucesso sempre

    ResponderExcluir
  7. Gostaria muito de comprar
    Me coloca na lista de espera

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vera!
      quem produz e vende os tecidos é a Ponto X (eu só faço os desenhos).
      bjosss

      Excluir
  8. Os meus chegaram e já estou "brincando " com eles! Adorei! Bjs

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pela criatividade. Lindas!

    ResponderExcluir
  10. Olá,boa tarde!Amei o tutorial,mas gostaria de saber se precisa ser necessariamente a manta R2?Também gostaria de saber se eu posso fazer sem a manta?Desde já muito obrigada! :)
    Atenciosamente,
    Rebeca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode fazer com entretela ou outra manta, Rebeca.
      Se fizer sem nenhuma estruturação ela vai ficar bem molenga (mas é possível sim).

      bjos

      Excluir
    2. Parabéns pelo seu trabalho e muito obrigada pela atenção! Que Deus continue abençoando você e o seu trabalho! Sucesso! Bjs!
      Atenciosamente,
      Rebeca.

      Excluir
  11. Olá, vc não tem o PAP dela sem ser nessa estampas, tipo quero fazer com o tecido de estampa de unicórnios e não sei as medidas, obrigada bjinÜ

    ResponderExcluir
  12. Super ansiosa... Acabei de comprar pela internet no pontoxtecidos.com.br
    Esperando chegar 💕🤗

    ResponderExcluir
  13. Comprei e estou esperando chegar....ansiosa e feliz!!!!

    ResponderExcluir
  14. Ola amei !!! Mas acabou na ponto X ... tem em outro lugar pra comprar? Parabens pela ideia bjs

    ResponderExcluir
  15. Tá difícil viu.Mas um dia consigo os meus.Parabéns pelo trabalho lindo. Encomendei uns tecidos de sua autoria no ponto x.Eles já me enviaram.Mas os correios não dão conta da minha caixa,agora imagina uma pessoa ansiosa esperando há mais de 20 dias por os seus tecidinhos?🙈

    ResponderExcluir
  16. Ótimo tutorial! Só faltou dizer para não esquecer de deixar o zípeer aberto para desvirar! ;)

    ResponderExcluir
  17. Muito lindo seu trabalho.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  18. OLA, que lindo, obrigado pelo PAP. você pode me falar a cor ou referencia deste poa que você usou ?

    ResponderExcluir
  19. Meu zíper não fica certinho assim de jeito nenhum.
    Já tentei usar a "dica" de outras meninas de não costurar os Dentinhos do zíper, já tentei costurar por cima dis Dentinhos também. Nao fica bom. Vice tem algum vídeo ?

    ResponderExcluir
  20. Muito obrigada por ensinar tão bem eu consegui fazer estou apaixonada... Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  21. Muito obrigada por ensinar tão bem eu consegui fazer estou apaixonada... Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  22. Muito obrigada por ensinar tão bem eu consegui fazer estou apaixonada... Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  23. Muitíssimo obrigada!! você ensina muito bem consegui fazer....Deus abençoe..

    ResponderExcluir
  24. Amei o recidivo!!! Estou fazendo várias, ficam lindas!!! Eu nunca tinha pregado zíper, sou super iniciante na arte de costura, estou aprendendo assim, pegando dicas da internet! Obrigada por passar o que sabe para outras pessoas!!! Beijocas!��
    Ah! Como faço para colocar a foto delas prontas???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Posta lá no grupo, Carol ;D

      https://www.facebook.com/groups/grupodemeiatigela/

      Excluir
  25. Olá, estou empolgadíssima, acabei de voltar da Ponto X e é claro que trouxe esta faixa, mas agora eu preciso da ajuda de vcs, eu já vi pessoas fazendo mochilas infantis com a carinha da raposa sobreposta a tampa da mochila, esta carinha é de vcs, vcs fabricam o tecido com as carinhas para uso diverso???

    ResponderExcluir
  26. Oi, Valdir!

    esse tecido que tu viu não é nosso ;)
    bjosss

    ResponderExcluir
  27. Olá Fernanda
    É muito lindo seu trabalho, vc vende o arquivo com as imagens?
    Trabalho com papelaria personalizada e suas artes são lindas.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  28. Olá Fernanda
    Muito lindo seu trabalho.
    Gostaria de saber se vc vende o arquivo digital para se utilizado em.papelaria personalizada.
    Muito obrigada e parabéns.

    ResponderExcluir
  29. Olá! Gostaria de saber o tamanho do corte do tecido para testar em outra estampa e nao estragar essa rsrs

    ResponderExcluir
  30. oi sou iniciante vc tem videos,,,,,amei e lindaaa

    ResponderExcluir
  31. Simplesmente amando os meus!!!
    😻😻😻

    ResponderExcluir
  32. bom dia comprei meu tecido e estou louca pra fazer minhas bolsinhas, sou iniciante e quero saber se preciso lavar o tecido antes de usar

    ResponderExcluir
  33. bom dia sou iniciante e comprei meu tecido to louca para fazer mas estou com duvida tenho que lavar antes?

    ResponderExcluir
  34. Gostei muito ,qual o valor do metro e como faço p comprar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui tu consegue fazer a compra:
      https://www.pontoxtecidos.com.br/tricoline-digital-100-alg/meia-tigela

      ;)

      Excluir
  35. Boa tarde!
    Esse valor e para quantas estampas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O valor é por painel ele vem exatamente como mostra na primeira imagem aqui do post (com 50 unidades) ;)

      Excluir

 
Meia Tigela © Copyright 2012
Codificado por Delikka