Passo a passo - Necessaire de Meia Tigela

às 10:11

E tem mais uma estampa de Meia Tigela saindo do forninho!
É mais um projeto que é puro amor e que me enche o coração de orgulho =)

O tecidinho possui 21 estampas diferentes e vocês podem conferir as medidas na imagem abaixo!






A loja oficial das estampas de Meia Tigela é a Ponto X Tecidos e vocês podem comprar essa estampinha AQUI.

Essa é uma necessaire pequena, pra ser produzida em grande quantidade, cobrar baratinho e vender muito. Já imaginaram fazer essas necessaires como lembrancinha pra uma festinha de aniversário? Tenho certeza que a criançada ia adorar!

Quer baixar o molde pra fazer suas necessaires em outros tecidos? Então clica aqui e baixa o molde em pdf ;)

Antes de começar eu sempre indico que seja feita a lavagem do tecido. Uma lavagem rápida de 15 minutinhos com um sabão neutro já é suficiente (eu uso sabão líquido de glicerina, que é o mais adequado pra roupas de bebês). Nunca deixe seus tecidos digitais de molho e nem deixe que eles fiquem parados e molhados dentro da máquina de lavar. Isso pode manchar sua estampa, ok? Se a máquina não centrifugar, torça bem pra tirar o excesso de água e estenda preferencialmente à sombra.

Agora sim, bora costurar!

Corte o painel da sua necessaire seguindo a margem do desenho. 

Escolha a estampa que você utilizará para o verso e posicione a sua necessaire com a estampa virada para baixo (encontrando o direito da estampa do seu verso). Alfinete e recorte seguindo o formato da sua necessaire.




Para o forro, corte dois pedaços de tecido usando o tecido da sua necessaire como molde. Se seu forro tiver estampa, faça com que os dois pedaços estejam com as partes iguais se encontrando (direito com direito ou verso com verso).

Por que esse cuidado é necessário?
O tecido é maleável e na hora de entrar na impressora ele pode deformar um pouco. Isso faz com que o formato do desenho da sua necessaire possa ser levemente "torto".
Cortando os tecidos dessa maneira que expliquei, você garante que todos eles se encaixem com perfeição! Não se preocupe, sua necessaire ficará linda ;)




Aplique as duas partes externas da sua necessaire em manta acrílica R1 ou R2 de 100gr (eu uso somente a R2). Eu posiciono os tecidos na manta, cubro com um pedaço de tricoline de uma cor clara e passo com o ferro com vapor.
Depois é só recortar o excesso de manta.


Pegue um zíper de, no mínimo, 20cm e posicione os dentinhos virados para baixo (encontrando a sua estampa principal). Cubra com o forro (com a estampa também virada para baixo) e alfinete ou use prendedores pra manter sua peça toda presa.






Use o pé calcador de zíper da sua máquina ou posicione a sua agulha pra deixá-la mais perto do zíper. faça uma costura reta com retrocesso no começo e no final (eu prefiro costurar pela parte da manta acrílica, mas faça como você está acostumado).


Jogue a parte externa da sua capa para o outro lado e prenda o forro com um pesponto bem rente ao zíper (observe cuidadosamente as fotos abaixo!).



Faça exatamente o mesmo processo com as duas partes de tecido que sobraram.


Abra o zíper quase até o final. Alfinete bem as duas pontas do zíper, fazendo com que ele fique bem alinhadinho.


Alfinete/prenda bem todas as margens dos seus tecidos, fazendo com que todas elas se encontrem perfeitamente (reparem bem na posição dos dentinhos do zíper, que ficaram virados para o tecido principal).


Passe uma costura na "bundinha" da sua necessaire (reparem nas marcações em rosa).




Depois passe a costura em toda a lateral, sempre começando pela parte que está com a manta acrílica aplicada (costure sempre do ponto A ao ponto B).


Porque fazer dessa maneira? A máquina tem a tendência de fazer o tecido que está do lado de cima "andar" e isso pode dar diferença na hora de finalizar a peça. Fazendo dessa maneira deixamos que essa diferença (caso aconteça!) fique somente no forro e a sua parte externa ficará com melhor acabamento.

Na "bundinha" do forro você precisa deixar um pedaço de aproximadamente 5 ou 6cm sem costura.


Chegou a hora de fazer a conhecida "caixinha de leite".
Una as duas costuras, abrindo bem os tecidos e alfinetando/prendendo pra mentê-los no lugar correto.




Se preciso, use um agulhão ou outra peça pontiaguda pra ajudar a posicionar todos os tecidos.
Faça isso nas 4 pontas e passe uma costura reta.




Desvire, faça o fechamento do forro e passe delicadamente a sua necessaire com o ferro a vapor.






Prontinho. Esse é um ótimo projetinho pra quem está iniciando no mundinho das costuras. Bora perder o medo do zíper, galera!

0 comentários:


Postar um comentário

 
Meia Tigela © Copyright 2012
Codificado por Delikka