Passo a passo babador - modelo II

às 10:09

Oi, gentem! Hoje venho aqui mostrar pra vocês como fazer os babadores novos de Meia Tigela \o/

A primeira coisa a ser feita  é comprar o tecido, né? hehehehehehe
Vocês encontram ele AQUI.

O tecido tem aproximadamente 1,35m de comprimento por 1,5m de largura e vem com 20 estampas diferentes. Pra fazer esses 20 babadores você precisa de, no mínimo, 1,35m de tecido atoalhado (eu compraria pelo menos 1,4m pra ter uma margem de sobra e facilitar minha vida).



A estampa dos babadores foi pensada pra combinar com as naninhas de Meia Tigela. Como "sobrou" espaço no tecido, incluí o desenho do panda e do coala.

Antes de sair costurando eu recomendo fortemente que você lave os seus tecidos, inclusive o atoalhado. Os motivos? O tecido pode até parecer limpinho, mas imaginem que esse tecido já passou por várias mãos, máquinas e está cheio de poeira e produtos químicos. A maioria das mães lava todas as peças antes de vestir nos seus bebês, mas não custa um pouquinho de capricho, né? Trabalhar para crianças exige um pouco mais de cuidado.

Fora essas questões, os tecidos de algodão dão uma leve encolhida na primeira lavagem e podem soltar um pouquinho de tinta. Lavar os tecidos antes de usá-los é uma garantia a mais que seu cliente não vai ter problema ao usá-los.

Como eu lavo os meus tecidos? É bem simples. 
Uma lavagem rápida de 15 minutinhos com um sabão neutro já é suficiente (eu uso sabão líquido de glicerina, que é o mais adequado pra roupas de bebês e é o que eu uso nas roupas do Joca). Nunca deixe seus tecidos digitais de molho e nem deixe que eles fiquem parados e molhados dentro da máquina de lavar. Isso pode manchar sua estampa! Se a máquina não centrifugar, torça bem pra tirar o excesso de água e estenda (preferencialmente à sombra).

Observação: essa orientação de não deixar de molho veio da fábrica que faz os tecidos digitais e é importante ser seguida.

Qual o tamanho do babador?
No desenho abaixo você pode ver as medidas DA ESTAMPA. O tamanho final vai depender de qual pé calcador você utiliza (eles podem ser feitos com pé de 1/4 de polegada ou de 1cm). 
Dica: faça uma peça, meça pra ver o tamanho final e coloque essa informação na descrição do seu produto ;)


Vamos costurar? 

A produção dos babeiros é super simples e rápida. Além de ser uma delícia de ser feita =)

Corte o tecido grosseiramente. Não precisa se preocupar em cortar bem na borda do desenho!


Corte um pedaço de tecido atoalhado que seja suficiente pra cobrir todo o seu desenho.



Vire a estampa pra baixo, encontrando a parte mais felpudinha do seu atoalhado. Alfinete.



Caso tenha uma etiqueta estilo bandeirinha, essa é a hora de posicioná-la e alfinetá-la.

Vocês vão conseguir enxergar tranquilamente toda a margem do seu desenho, então é só segui-la e costurar usando um pé de máquina como margem. NÃO COSTURE NA LINHA!



Não esqueça de deixar um pedaço com aproximadamente 5cm sem costura. Você vai precisar dele pra desvirar a sua peça.



Passe a tesoura de picote em toda a volta da sua peça (menos na parte que você deixou sem costura).

Não tem tesoura de picote? Faça pequenos piques em toda a volta, sempre cuidando pra não cortar a costura que você acabou de fazer. E fica a dica: compre uma tesoura de picote! hehehehe
Mas é sério. Se você pretende trabalhar com artesanato, vale o investimento.


Desvire a sua peça.



Passe bem com o ferro quente pra alinhar seus tecidos.


Você pode optar por dois tipos de fechamento: fazer um pesponto em toda a volta do seu babador OU fechar somente a abertura com ponto invisível. Nesse babador eu optei pelo ponto invisível porque achei q ficaria mais bonito (existem muitos tutoriais desse tipo de costura no youtube).



Aplique os botões de pressão ou um pedacinho de velcro. 



ATENÇÃO!

Quando fiz esse tutorial, não passei um pesponto em toda a volta de finalização, mas depois de algumas lavadas e o uso do prendedor de chupeta, aconteceu do atoalhado desfiar e descosturar em alguns pontos do babador. Então façam esse pesponto de finalização!

Depois do babador prontinho, é só passar uma costurinha em toda a volta, deixando um pé calcador de margem (ou menos, se preferir).  Se a sua costura for mais na bordinha, você nem precisa fazer o fechamento com ponto invisível, pois esse pesponto fechará perfeitamente a sua peça.

E não esqueça de trocar a linha pra que ela fique de acordo com a estampa, ok?!

;)

Mais uma peça fofa pra você oferecer pras suas clientes ou fazer pros seus pequenos. Aproveite e monte kits com as naninhas! As mamães adoram comprar kits prontos pros seus pequenos.

O Joca já garantiu o babador dele  ❤ ❤ ❤



O preço de custo (sem frete) fica em torno de 4,00 por peça.
Sugestão de preço de venda: entre R$17 e R$22

Sobre a lavagem das peças depois de usadas: nas primeiras lavagens eu evito deixar as peças de molho, pois ainda podem soltar um pouquinho de tinta (isso vale pra qualquer tecido/roupa). Depois de algumas lavagens a estampa se estabiliza e não corre mais risco de manchar.
Eu praticamente só uso babeiros feitos com as minhas estampas no Joca e, fazendo dessa maneira que ensinei pra vocês, até agora não tive nenhum problema.

O atoalhado possui um ndice de encolhimento diferente do tricoline (ele encolhe um pouquinho mais). Então, se você fizer os babadores sem lavar ambos os tecidos, eles podem encolher de formas diferentes e acabar deformando a sua peça. 

Espero que vocês tenham gostado dessa novidade e do tutorial =)
Não esqueçam de deixar um recadinho aqui no post e de mostrar o resultado das costurinhas de vocês com os tecidos de Meia Tigela lá no nosso grupo no Facebook 

______

AH! Você não tem o tecido com a estampa prontinha, mas quer fazer babeiros desse mesmo modelo e tamanho em outros tecidos?

Então faz o download do molde em pdf AQUI.
O molde é exatamente do mesmo formato da estampa e já possui margem de costura ;)
Como o molde não cabe em uma folha só, recorte as duas partes e cole com uma fita (deixando os quadradinhos bem alinhadinhos). 

Bjossss

5 comentários:

  1. Boa noite,
    Você comentou que o babador desfiou. Não gostei do acabamento rebatido por fora, acho que fica mais fofo sem. Será que se bater um Zig zag, por dentro não resolve?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Angela!
      acredito que resolva sim, mas só testando pra ter certeza.

      =)

      Excluir
  2. Olá!!! Adorei as dicas!!! Só tenho dúvida quanto ao tamanho final. Vc sabe me dizer pra quantos meses serve esse babafba?!? Bjs e obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi! Acredito que sirva pra bebês de até uns 18 meses/2 aninhos!
      claro q depende muito do tamanho da criança ;)

      Excluir
  3. Amei! Comprei a apostila dos outros babeiros e estou encantada!

    ResponderExcluir

 
Meia Tigela © Copyright 2012
Codificado por Delikka