Tutorial - Necessaire orelhinhas!

às 12:08

Oba! Que bom que você chegou por aqui =)
O tutorial é comprido, mas cheio de dicas. Então leia até o final antes de comprar o seu tecidinho ou sair costurando as suas peças, tá?

Essa estampa é de minha criação, mas produzido e vendido pela Ponto X Tecidos. Então se você for lojista e quiser revender minhas estampas, precisa entrar em contato diretamente com eles.

Esse tecidinho é  tricoline 100% algodão, com estampa impressa digitalmente e vendido por painel (cada painel possui 80cm de comprimento x 150cm de largura).

O painel do tecido é exatamente como essa imagem abaixo:




Nesse painel você irá encontrar desenhos para produzir 7 necessaires muito fofas, mas você precisará de mais alguns materiais pra conseguir produzir suas peças. São eles:

- Forro: para confeccionar o leão você precisa de duas peças com 30 x 21cm cada, já para os outros bichinhos, são duas peças de 23 x 18cm para cada uma das necessaires. 
Qualquer tecido 100% algodão serve, mas o meu preferido é o tricoline.

- Estruturador: indico o uso da manta acrílica R1 ou R2 de 100 gramas. 

- Se você for trabalhar com zíper pronto, indico o tamanho 3 ou o 5, com 30cm de comprimento. 

A forma de fazer todas as necessaires é muito parecida, por isso vou mostrar a produção da necessaire raposinha e a partir dela vocês poderão produzir todos os outros modelos.

Importante! Todas as peças já possuem margem de costura e podem ser feitas tanto na máquina industrial quanto na doméstica com o pé calcador comum ou com o de 1/4 de polegada.

Bora costurar?

PRIMEIRO PASSO: RECORTANDO AS PEÇAS

Recorte o painel da frente da sua necessaire seguindo a linha do desenho.


Você perceberá que o tecido não é totalmente simétrico (depois eu falarei um pouco mais sobre isso).
Em alguns casos, essa diferença de simetria pode ser ainda maior do que esse da foto que vou colocar abaixo, então, se achar necessário, você pode ajustar o seu tecido cortando um pouco e diminuindo essa diferença entre os lados. Nesse caso eu não achei que precisava!



Coloque o painel DO VERSO DA BOLSINHA virado com a estampa PARA CIMA e posicione acima dele o PAINEL DA FRENTE com a estampa virada PARA BAIXO. Como o tecido não é simétrico, esse passo é bem importante para que a sua necessaire se encaixe perfeitamente na hora da costura.



Pausa pra explicação! 
Por que a estampa não é simétrica?
O tecido não é rígido como um papel. Ele é maleável e, na hora de entrar na impressora, pode deformar um pouco. Dependendo do tecido e da maneira como a impressora puxa esse tecido pra ela, ele pode deformar mais ou menos. 
Essa característica não é notada nos tecidos com estampas comuns, mas em padrões com o molde já definido (como essa das necessaires) dá pra perceber essa diferença.

Cortando os tecidos dessa maneira que estou explicando, você garante que todas as peças se encaixem com perfeição! Não se preocupe, sua necessaire pode até ficar levemente tortinha, mas  ficará linda ;)


Continuando:

Nós faremos a mesma coisa com os forros. Coloque os dois pedaços de tecido com os direitos se encontrando e use o seu painel como molde de corte.



Para fazer as orelhinhas, recorte as peças da frente seguindo a margem do desenho. Não é necessário recortar o verso por enquanto.


O rabinho é cortado exatamente como os paineis do corpo.



Agora vamos estruturar as peças!
Coloque os dois painéis externos, a parte recortada das orelhinhas e a frente do rabinho por cima da parte com cola da sua manta acrílica. Cubra tudo com um tecido 100% algodão de cor clara e limpo e passe com o ferro bem quente por cima dele para que os seus tecidos grudem bem na manta (pode usar ferro com vapor).

Esse tecido por cima serve apenas para proteger o seu ferro da cola da manta acrílica e também para proteger a sua bolsinha de alguma sujeira que possa sair do seu ferro.

Recorte todas as peças seguindo a margem das estampas e tirando todo o excesso da manta.
Se preferir, antes de recortar a manta, você pode passar uma costura de segurança na volta dos paineis, mas cuide pra essa costura ser feita bem na bordinha.


A primeira peça a ser costurada é a orelhinha. Posicione as duas peças viradas para baixo, fazendo com que estampas estejam se encontrando. Alfinete e costure pelo lado da manta, fazendo toda a volta, mas deixando a parte de baixo sem costura. Lembre-se sempre de fazer retrocesso no início e no fim de todas as suas costuras.



Use uma tesoura de picote para remover todo o excesso de manta e tecidos nas partes arredondadas (ou faça pequenos piques com uma tesoura comum). Na parte de baixo corte com uma tesoura comum.

Desvire e passe com o ferro. Não precisa fazer pesponto de acabamento.



O rabinho é feito exatamente da mesma maneira que as orelhinhas. A única diferença é a aplicação de um botão de pressão na parte de trás da peça (o botão é opcional!). Para não forçar demais o seu tecido e ele rasgar com o uso, coloque um pedacinho de manta ou de entretela na parte de trás do seu tecido antes da aplicação do seu botão.



Alfinete, costure, passe a tesoura de picote, devire e passe com o ferro (igual ao que fizemos nas orelhinhas). Nas fotos abaixo vou mostrar como fica dos dois lados:




Posicione as suas orelhinhas no seu painel da frente, simulando a posição final que você deseja (o posicionamento das orelhinhas é você que escolhe).  Depois de achar a posição final ideal, deite as suas orelhinhas sobre o seu painel, fazendo com que a parte estampada delas fique virada para baixo.

Cuidado para não deixar suas orelhas muito perto das margens laterais! Eu recomendo uma distância mínima de 2cm.

Faça a mesma coisa com o rabinho. Alfinete todas as peças e passe uma costura de segurança bem na bordinha, para que elas não saiam mais do lugar.





Eu gosto de fazer uma pequena marcação no zíper com uma caneta mágica (que some com o calor do ferro) como guia de começo de costura. Posicione o seu painel bem grudadinho nessa marcação, cuidando pro cursor estar virado para cima e encontrando o lado direito da sua estampa, alfinete ou prenda com clipes e passe uma costura de segurança na bordinha (costure sempre pelo lado da manta).




Cubra a sua peça com o forro (repare bem na foto abaixo a posição das estampas), alfinete bem e passe a costura definitiva. Use preferencialmente um pé calcador específico pra colocação de zíper.



Jogue o seu forro "para fora" e passe um pesponto decorativo, prendendo todo o tecido e a manta no verso  da sua peça e fazendo com que as orelhinhas fiquem "de pé" (como nas fotos abaixo).



O verso fica assim:


Faça exatamente o mesmo processo com o painel das costas, lembrando sempre de colocar a parte estampada do seu tecido virada para o cursor do seu zíper. Costure exatamente como fizemos com o primeiro painel e passe o pesponto decorativo.

Como fica a frente:



Como fica o forro:


Antes de fechar a peça, abra um pouco do seu zíper. Alinhe bem os dois painéis e os forros, colocando os direitos dos tecidos se encontrando. Alfinete bem e passe uma costura em toda a volta, deixando um pedaço de aproximadamente 7 ou 8cm sem costura no forro.



Reparem na posição dos dentes do zíper (eles precisam estar virados para o lado do forro nos dois lados!):

Recorte o excesso do zíper dos dois lados e passe uma tesoura de picote em toda a volta.



Desvire pela parte que você deixou sem costura. Ajuste os tecidos do forro e passe uma costura bem na bordida, fechando a abertura.




Coloque todo o forro para dentro da sua necessaire.  Use o próprio rabinho pra marcar o tecido onde a segunda parte do seu botão de pressão precisa ser colocado.




Passe bem com o ferro e prontinho!





Ficou ou não ficou uma gracinha? Eu estou apaixonada!

Coroa do leão / chifre do unicórnio

A produção da coroa e do chifre é exatamente igual ao que fizemos com as orelhinhas e o rabinho da raposa, mas na coroa ao invés de passar a tesoura de picote, corte as pontinhas da e faça piques em todos os cantos internos (como nas fotos abaixo).





Posicione a coroa (ou o chifre, no caso do unicórnio) bem no centro do seu painel e depois posicione as orelhinhas.



O restante da produção é exatamente igual ao modelo da raposinha!


Orelhinhas do cachorrinho

A única diferença das orelhinhas do cachorrinho é que você precisa passar o pesponto decorativo por cima delas (ao contrário do que fizemos em todos os outros modelos).

Na necessaire cachorrinho queremos que elas fiquem deitadinhas e não "em pé".


Uma observação! Na hora de fechar a sua necessaire, dobre as orelhinhas para dentro da sua necessaire, cuidando para que elas não sejam costuradas junto com o corpo da sua peça.

_________________

Quer ver todas as necessaires prontas?




Espero que vocês tenham gostado do tecidinho e do tutorial!

E estou louca pra ver as novas utilidades que vão surgir com esse tecidinho. Já consigo imaginar bolsinhas infantis, aplicações em mochilas, roupas e um tanto de outras peças \o/


Bjosss

27 comentários:

  1. Eu adoro o jeito que você explica. Sou apaixonada por suas estampas. Parabéns e obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Super fofos!!!! Ansiosa para comprar!!!

    ResponderExcluir
  3. Adoreiiiii as explicações .
    Como sempre a arrasando 👏👏

    ResponderExcluir
  4. Achei lindos demais!
    Para comprar o painel é somente por essa loja? Porque está esgotado no momento, mas eu gostaria muito de adquirir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tamires, o painel ainda não chegou, mas deve chegar em umas duas semanas na Ponto X. Cadastra teu e-mail lá no site pra ser avisada quando ele estiver disponível ;)

      Excluir
  5. Oi vc não poderia fazer um vídeo mostrando o passo a passo? Obrigada 😉

    ResponderExcluir
  6. Amei��, parabéns Fernanda ��

    ResponderExcluir
  7. Meu pai do céu, não tenho maturidade pra isso...😍😍😍😍😍😍😍

    ResponderExcluir
  8. Gostaria de tirar uma dúvida comprei o tecido e estava vendo como fazer mas não entendi na hora de colocar o botão de pressão na necessaire tem que prender o botão junto com o forro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! o forro pode ser preso junto na hora da colocação do botão. Se tu não gostar dessa maneira, é só deixar o buraco que tu usou para desvirar a peça aberto e aplicar o botão sem que ele apareça no forro (e fazer o fechamento do buraco após a colocação do botão). bjs!

      Excluir
  9. Oi gostaria de tirar uma dúvida comprei o tecidinho tava vendo o modo de fazer mas não entendi a parte da colocação do botao de pressão se prende o botão no forro ou não poderia me ajudar

    ResponderExcluir
  10. GEISA GLORIA PINHEIRO NETTO22 de abril de 2019 às 10:43

    Acabei de receber, estou ansiosa para costurar. As explicações são valiosas.Compro sempre às novidades. Obrigada!

    ResponderExcluir
  11. Adorei já comecei a fazer 🥰
    WjanQu vai ter outras carinhas

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde
    Amei
    Por qto posso vender uma peça dessa
    Obrigada

    ResponderExcluir
  13. Eu nao entendi pra que o botao de pressao. É so para esconder o rabinho ou tem algum bolsinho que eu nao percebi?

    ResponderExcluir
  14. gostaria de saber se a MEIA TIGELA , vai lançar algum tecido de bichinhos ou bolsinhas neste ano de 2020 ????
    fiz todas as bolsinhas e foi um sucesso ,obrigada 8/01/2020 sandra margem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pretendo fazer uma nova versão esse ano sim, Sandra \o/

      bjosss

      Excluir
    2. Faz mais modelos dessas bolsinha ou elas um pouco maior amei todas

      Excluir
  15. Acabei de receber os meus tecidinhos e estou perdidamente apaixonada!!!

    ResponderExcluir
  16. Recebi os meus painéis da necessaire. Amei, amei, parabéns.
    Já faço os babadores que são um sucesso
    E faço as naninhas.

    ResponderExcluir
  17. Oi o que é necessário para revender essas peças ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendi tua pergunta!
      tu quer revender o tecido? É só entrar em contato com a Ponto X ;)

      Excluir
  18. Gostaria de versão para meninos. Dinossauro seria uma boa idéia.

    ResponderExcluir
  19. Acabou de chegar meu tecido. Ansiosa pra fazer. Amei as cores bem vivas. Grata

    ResponderExcluir
  20. Lindos! Acabei de receber. Estou pensando em transformar em bolsinhas "tira colo". Você já fez assim?
    Muito obrigada pelo tutorial, é perfeito!

    ResponderExcluir

 
Meia Tigela © Copyright 2012
Codificado por Delikka