Carteira de Meia Tigela - nova versão

às 14:19

A minha carteira tava pedindo socorro, então resolvi criar vergonha na cara e fazer uma nova pra mim.

Usei o mesmo modelo que eu ensino nessa apostila AQUI, mas resolvi testar alguns materiais novos e agora vou contar pra vocês como eu fiz (e dar algumas dicas do que eu faria diferente).

Pra fazer a parte externa utilizei uma camurça sintética linda, que eu comprei há meses e que nunca tinha nem cortado (quem nunca, né? heheheheheh).

Eu não estruturei nem a camurça e nem o forro principal (o forro maior). Como a camurça já tem uma certa estrutura, achei que não seria necessário. MAS se eu for fazer uma peça nova desse modelo, vou estruturar com um TNT de uma gramatura bem baixa, pois achei q ela poderia sim ter ficado mais firmezinha (ela ficou legal, mas acho que pode ficar um pouquinho melhor).

Pra quem não costuma trabalhar com sintéticos, você pode ver os vídeos da Patrícia Bueno ou do Rafa Bernardes, que dão dicas maravilhosas de como trabalhar com esse tipo de material.

Pro bolso eu não usei manta acrílica. Estruturei as duas partes externas com o material DUBLA FÁCIL do Tofu Studio. Esse material nada mais é do que uma entretela de alta qualidade feita em sarja leve. Uma belezoca de material (tô apaixonada)... ehehehehehehe

Aliás! O Yuji e a Emy também estão começando a dar dicas de como trabalhar com sintéticos. Clica aqui pra acompanhar os vídeos deles.

O tecido azul escuro é um jeans leve (a textura dele é bem parecida com a do tricoline) e vocês encontram ele lá na Ponto X Tecidos, viu? O tecido floral é tricoline.

Ah! Comprando na Ponto X e utilizando o cupom "meiatigela", vocês ganham 10% de desconto em qualquer compra. Diquinha boa, hein?!

A aba eu estruturei com manta acrílica R2 de 100gr mesmo!






O modo de produção é exatamente igual ao que eu ensino na apostila. O que muda são os materiais mesmo.

Pra costurar, utilizei agulha 12 e linha comum de poliéster. Mas o mais correto é usar uma agulha 14 ou 16 por causa da camurça e a linha de nylon 60 ou 40 (eu prefiro a 60).

Como a carteira era pra mim, confesso que fiquei com preguiça de trocar a agulha e linha pra fazer o pesponto de acabamento na camurça, mas me arrependi! A agulha pulou alguns pontos e se eu tivesse usado a agulha certa, provavelmente isso não teria acontecido.

Pela camurça ser um material sintético, se eu desfizesse a costura, todos os buraquinhos por onde a agulha passou ficariam marcados. Acabei optando por deixar do jeito que estava mesmo.

Utilizei zíper de metro tamanho número 5 e pra fechamento botões de pressão 80.

Na hora de desvirar foi bem tranquilo. Quando testar o modelo pequeno e fizer uma versão mais estruturada eu conto pra vocês se deu certo também.

E aí, curtiram?


Espero que essas dicas sejam úteis e que vocês consigam fazer suas próprias variações desse modelinho de carteira.

Não esqueçam de me seguir lá no Insta ( @meiatigelacrafts ) e no Face ( /meia.tigela ) e de me marcarem quando fizerem as suas carteirinhas lindas!


Bjossss


Um comentário:

  1. Amei! Foi uma das pecinhas mais lindas que já vi! Adorei te ver na EduK <3 Há anos que sou apaixonada pelo seu trabalho, embora não trabalhe com feltro (mas é sempre um deleite para os olhos ver o que você produz!)

    ResponderExcluir

 
Meia Tigela © Copyright 2012
Codificado por Delikka