Tutorial Porta-cartões

às 04:52

Esse porta-cartões é uma peça super fácil e bonitinha. Perfeita pra quem está dando os primeiros passos na costura ou pra quem está procurando uma peça bem rapidinha e legal para oferecer para seus clientes como brinde. 

Já imaginou mandar o seu cartão de visitas dentro dessa carteirinha quando enviar o pedido da sua cliente? Tenho certeza que ela irá amar!



Ele é perfeito para carregar cartões de crédito ou de visita (com até 9cm de largura).

Sinta-se à vontade para reproduzir essa peça e vendê-la muito, ou compartilhar esse tutorial com os amigos, mas não esqueça de dar os créditos sempre que possível, por favor.

Se postar no Face ou Instagram, lembre-se de nos marcar, tá bom?

E se quiser conhecer nossos projetos pagos, é só dar uma olhadinha na nossa LOJA ONLINE.


Vamos começar? A primeira coisa que você precisa fazer é baixar o arquivo com o molde, que está nesse link: MOLDE

Esse arquivo foi criado em tamanho A4 e todos os moldes já possuem margem de costura de 1/4 de polegada. Imprima em tamanho real ou escala de 100%.


PASSO A PASSO:

Corte os tecidos de acordo com os moldes e corte as mantas com um pouquinho de sobra.
Eu uso tricoline, que é um tecido 100% algodão de ótima qualidade e que possui uma quantidade ENORME de estampas lindas no mercado. A manta acrílica pode ser a R1 ou a R2 de 100gr.


Posicione os tecidos principais (que ficarão na parte externa da sua peça) por cima da parte com resina da manta, cubra com um paninho 100% algodão claro e limpo, passe bem com o ferro (preferencialmente com o vapor ligado).

Depois que os seus tecidos estiverem bem presos na manta, recorte todo o excesso de manta acrílica. Você ficará com essas peças:


Para fazer o bolsinho, primeiro marque a posição onde você precisará aplicar a parte fêmea do seu botão magnético. A posição está indicada no molde! Se você for usar botão de pressão, pode colocá-lo depois da peça pronta.


Use o próprio acabamento do botão para fazer as marcações de onde devem ser feitos os cortes para encaixá-lo. Faça um pequeno corte com um estilete nos dois riscos.



Coloque o botão e encaixe o acabamento no verso. Abra as "perninhas" do seu botão.




Cubra o seu tecido principal com o forro, deixando as partes estampadas viradas uma para a outra. Alfinete e passe uma costura com um pé de máquina.

Passe uma tesoura de picote na parte arredondada, desvire, passe com o ferro para alinhar os tecidos e faça um pesponto de acabamento.





Coloque a parte macho do seu botão no forro do seu porta-cartões da mesma maneira que fizemos com a parte fêmea. Como o tecido do forro não é estruturado com manta, você precisa aplicar um pedacinho pequeno de manta (pode ser um pedacinho de feltro) no verso do seu forro, dessa maneira você dá mais resistência ao seu material e garante que o seu botão não vá rasgar o tecido com o uso.




Pegue o "corpo" do seu porta-cartões e alinhe o seu bolsinho pela parte de baixo, deixando as estampas viradas uma para a outra.


Use o formato do corpo do seu porta-cartões para cortar os cantos arredondados do seu bolso.

Passe uma costura de aproximadamente 6 a 7cm de comprimento com um pé de máquina na parte de baixo do seu bolso (veja na foto abaixo).


Cubra a sua peça com o forro, deixando a parte estampada para baixo. Alfinete e passe uma costura em toda a volta, deixando um espaço de aproximadamente 5cm para desvirar a peça.

Você vai começar e terminar essa costura bem em cima da costura que você tinha acabado de fazer. AH! Costure pelo lado da manta, para conseguir ver essa costura anterior e se guiar mais facilmente (é mais fácil de costurar desse lado).




Passe uma tesoura de picote em todos os cantos arredondados da peça.


Desvire pelo buraquinho que você deixou aberto e passe uma costura invisível para fechar a abertura que ficou no forro.



Passe bem a sua peça com o ferro e faça um pesponto em toda a abinha para dar acabamento.



Você pode fazer essa peça com fechamento de botão de pressão ou qualquer outro botão que preferir. Fica uma gracinha!



Espero que vocês tenham gostado e que façam muitos porta-cartões por aí!

Se quiserem aproveitar pra conhecer a minha coleção de estampas, ela está disponível na Ponto X Tecidos.

Bjosss e até mais ;)

11 comentários:

 
Meia Tigela © Copyright 2012
Codificado por Delikka